A cultura de desvalorização do artista local

Paulo Deérre
Tenho sido ultimamente bombardeado por músicos e artistas sobre questões relacionadas a nossa realidade musical católica, então resolvi partilhar algumas aqui:

Quando perguntado sobre o porquê de tanta resistência, por parte de alguns grupos, em aceitar os músicos e os artistas de movimentos diferentes, me lembrei que nas diversas formações que participei em minha vida, se falava sempre em unidade, em aceitar o outro na diferença e em acolher os mais necessitados. Vejo que ainda temos muito que mudar para levar na prática essa vontade sempre gritante de Deus...

Em nossas festas é comum se cogitar a presença de grandes bandas ou artistas de fora a um custo altíssimo, na maioria das vezes seculares, mas quando são convidados artistas locais se fala que não têm verba para dar, nem mesmo uma ajuda de custo. Acho isso um desrespeito ao esforço, dedicação e talento do nosso artista católico local.

Quando se promove um show de um artista local o ingresso tem quer ser barato, senão de graça, o local tem que ser o mais acessível possível e não se pode demorar muito, pois corre o risco de terminar com meia dúzia de pessoas na platéia. Agora se tiver atração de fora a coisa muda drasticamente.

Num evento a estrutura de som, na maioria das vezes, é precária para a banda poder desempenhar bem seu trabalho, muitas vezes se chega a uma briga, literalmente falando, entre os músicos e o pessoal de som para se chegar a algo razoável. E o acolhimento dos nossos artistas nem pode se comparar a de um artista de fora, seja ele católico ou não.

O artista ou a banda grava, com muito esforço seu disco, mas tem dificuldade de colocar numa rádio, numa loja católica e até na sua própria paróquia. Como é que podemos dar continuidade a um trabalho que gerou tanta dedicação, despesas, tempo, empregos, superação, cultura, etc?

Tenho mais coisas pra dizer, mas por hoje vou ficar por aqui...

Está na hora de, todos que fazem ou se utilizam da Música Católica, mudar essa cultura de desvalorização e começar a agir concretamente para dar vez e voz aos nossos artistas e músicos.

Deus abençoe a Música Católica!