Formação: O QUE DIZER AOS NOVOS EVANGELIZADORES


Na recente gravação do DVD da MDJ em Natal, havia cerca de quarenta cantores da fé. Entre sacerdotes, diáconos e pregadores estava eu, o mais antigo dos que foram chamados àquele evento. Levo nas costas e no coração 50 anos de catequista, 46 anos de sacerdócio e 70 de vida. Alguns jovens me jogaram a pergunta:-Sendo um dos que primeiro mergulharam na mídia e enfrentaram câmeras, palcos e microfones, levando a Palavra e a canção religiosa fora do seu lugar habitual, o que eu diria aos que vieram depois de mim?…Prometi que responderia pelo site pelo blog. É o que faço agora. Respondo em algumas linhas mestras, já que o assunto pediria um livro, que com meu amigo e irmão de dehoniano, padre Joazinho scj (merecidamente Pe Dr. João Carlos Almeida scj ) em breve publicarei. Enquanto o livro não vem, eis minha resposta de ancião nem tão experiente e venerando quando me consideram, nem tão sábio quando deveria ser.

1-Eu-anguélion: Evangelizar é um verbo muito sério para ser confundido com os verbos comunicar, pregar, falar, testemunhar, tocar, cantar, ou dançar. Anunciar a boa nova supõe conhecer bem os evangelhos. Não basta apontar para Jesus e dizer que ele é Deus. Há que haver um sério discurso em torno da ousadia desta afirmação. Faz vinte séculos que os cristãos afirmam isso e convém saber o que nossos santos e teólogos andaram dizendo nesses últimos 2 mil anos de História. A Igreja tem um longo passado e é melhor que o conheçamos e respeitemos.

2-Erros eventuais: Não há evangelizador que acerte em tudo. Anunciar Jesus em tempos de constantes crises como o nosso significa, uma ou muitas vezes, errar ou no conteúdo ou na formulação dele para os nossos dias. O erro é pior e mais difícil de corrigir, se o evangelizador não entende que errou e porque errou, ao dizer ou cantar aquela palavra ou aquela frase daquela forma. Nas canções que cantamos pode haver frases lindas e poéticas, mas erradas.

3- Leituras e estudos: Quem sabe ler não é obrigado e ser doutor, mas tem que ser leitor. Evangelizador que não lê, não estuda e não se atualiza, perde-se no labirinto da mesmice de palavras e gestos. Fica prisioneiro de frases feitas e decoradas e de repetições das quais não consegue se livrar.

4- Instrumentos: Quem carrega violão, guitarra, teclados e baterias em viagem, além de sua Bíblia e do seu rosário no bolso, leve também um livro de catecismo ou de teologia de autor que lhe funda a cuca com reflexões que o façam pensar dez vezes antes de falar…

5-Cuidado com as frases e os verbos: Pregador que não presta atenção no que diz acaba dizendo o contrário do que pretendia dizer. Um exemplo disso é orar para que Deus “possa” abençoar alguém. Se existe uma coisa que Deus pode e quer é abençoar-nos. Então por que esta expressão invadiu nossa mídia e nossos púlpitos?

6- Cuidado com doutrina:: Evite passar adiante doutrinas não registradas em documentos oficiais. Não diga que a música é fundamental na Igreja: não é. Não diminua o valor da missa apenas porque naquele dia ninguém cantou. Não fale em terço ou rosário garantido e milagroso. Não nomeie uma missa como de cura e de libertação, a menos que ache que as outras não são…Não diga que o rock é do demônio, não diga que o DNA de Maria está no sangue de Cristo recebido na missa, não cante que quer amar somente a Deus, não diga que, se Maria não fosse virgem não teria merecido ser mãe de Cristo, não espalhe que quem orar dez vezes determinada oração de poder vai certamente conseguir a graça que pede e não diga que, se Jesus não atender você, basta recorrer a Maria que Ele atenderá… Nem garanta que o terceiro milênio será de Maria e do Espírito Santo. Quem viver em 2.900 saberá se tal profecia estava certa ou não. Frases altissonantes podem soar bem, mas nem sempre são verdadeiras.

7- Aceite ser corrigido por quem sabe mais do que você: Se autoridades e estudiosos lhe disserem que há erro nos seus escritos e na sua canção, ouça-os e volte atrás. Se eles têm mais estudo e mais experiência que você convém ao menos preocupar-se com as observações deles. Algumas letras e textos precisam urgentemente ser corrigidos, porque passam inverdades ou idéias imprecisas ao povo de Deus.

8- Marketing moderado: É válido divulgar-se e fazer marketing de si mesmo ou de alguma obra, é válido até por o rosto na capa de um Cd ou livro, se a intenção é pura e sincera. Mas convém ouvir um psicólogo ou diretor espiritual se o processo de divulgação se tornou busca desesperada por números, arrecadação ou primeiros lugares nas paradas. Você não entrou na lista dos top cem, ou top dez? Seu nome apareceu depois do de Fulano ou Sicrano, Beltrana ou Dandara que fizeram muito menos do que você? Chamaram aquele pregador ou aquela banda e não chamaram vocês? Sua reação mostrará se faz o que faz para servir ou para chegar ao pódio…Que os holofotes, se vierem, venham espontâneos e depois de muitas cruzes levadas com serenidade.Cegarão menos…

9-Habitue-se a orar e rascunhar. Se é bom orar antes e depois de um momento de pregação e de show que ajudem a catequese, também é altamente recomendável pesquisar, anotar e rascunhar o que você dirá aos presentes. Não confie no improviso. Leve um papelzinho com anotações e citações da Bíblia ou de autores ricos de conteúdo. Cuide para não acabar na triste mesmice de quem, não tendo estudado o tema, pela centésima vez dá mais um pouco do que decorou há dez anos quando diz ter encontrado Jesus… Desde então, o Papa, os bispos e os escritores e peso disseram e escreveram muita coisa nova e você os leu? Ou ignorou como se não precisasse das luzes que Deus deu a eles?

10- Correções: Se alguém que habitualmente o elogia e apóia lhe disser que você desafinou e vacilou na atitude, ou na canção, ou no gesto, não o exclua de seu afeto nem rompa com ele. Talvez ele seja mais cristão e mais amigo do que você imagina. Os bajuladores que acham você o máximo e nunca ousam discordar de você, talvez não o amem de verdade. Há uma virtude que anda em falta no meio dos comunicadores da fé : chama-se “correção fraterna”. Peça aos seus bons amigos para ser corrigido e corrija-os com coragem e carinho. Muitos erros que ainda se ouve e vê na mídia já estariam corrigidos, se fossemos todos mais humildes e mais honestos uns para com os outros.

11- Se orar não é o seu forte, então ore, mesmo que fracamente, mas ore! Não invente nem divulgue revelações ou iluminações que o bispo não aprovou. Se Jesus não falou com você não diga que o ouviu…(Jr 14.14)_ E também não se deixe enganar com a idéia de que orar bonito e emocionado diante da multidão é evangelizar. Pelo conteúdo e pela postura do orante pode ser apenas mais um show de farisaísmo. Quanto mais torta a cabeça do santo, mais tortas costumam ser as idéias. Se ainda não freqüentou, freqüente oficinas de oração, de comunicação, de liturgia ou de radio e televisão. Evite o mais que puder o amadorismo e o improviso. Não caia na conversa de quem lhe ensinou que estudar não é importante e que basta invocar o Espírito Santo que ele porá palavras na sua boca. É verdade que Jesus disse isso aos discípulos ( )mas foi depois de mais de 30 meses de escola diária da fé…Além do coração eles tinham dado também a cabeça para o Reino de Deus… A pesca milagrosa só aconteceu porque os discípulos estavam pescando…Os peixes não invadiram a praia nem pularam no barco deles…

12- Essencializar: Finalmente, conheça o YOUCAT, estude-o e siga o conselho do Papa Bento XVI que, num de seus livros, insiste no verbo essencializar. Não divulgue sua devoção preferida como se fosse a única capaz de salvar nossa Igreja. Respeite a devoção e as ênfases dos outros católicos. Se, por exemplo, anda confuso e pondo em campos opostos os pregadores da RCC e os da TDL, como se uns tivessem espiritualidade e os outros não; se acha estranha a ênfase no Espírito Santo, a ênfase no Cristo, ou a ênfase no Pai Eterno e se fala como se as três pessoas divinas fossem separáveis, então você ainda não assimilou a idéia do Deus Uno e Trino. Para isto servem o CIC e o YOUCAT: é para, com a Bíblia, você aprender a essencializar. Nem a Bíblia, nem o CIC nem o YOUCAT dirão que a ênfase em pentecostes é melhor do que a ênfase na ressurreição, ou que a adoração ao Cristo sofredor é mais necessária do que a adoração ao Cristo Redentor. E nenhum deles dirá que você tem que orar o rosário diariamente. No CIC você verá que Maria é medianeira de graças e não de “todas” as graças. Estude muito e aprenderá a essencializar sua fé.

***

É o que eu achei por bem dizer àqueles jovens que me pediram conselhos para sua vida missionária. Quem achar que errei em alguma sentença deste artigo corrija-me! Talvez esteja faltando isso entre nós que temos microfones e câmeras á disposição.