Devoção e tradicionalismo. Essas duas palavras conseguem traduzir o que representa a Festa de Nossa Senhora da Conceição. Existente há 107 anos, a celebração costuma reunir milhares de devotos que buscam agradecer a santa pelas graças alcançadas, bem como pedir proteção e força para enfrentar os obstáculos da vida. Esse ano, a homenagem religiosa não será diferente. Pelo contrário, será ainda mais grandiosa. Ontem pela manhã, no Santuário localizado no Morro da Conceição, foi anunciada a programação, que irá começar no próximo dia 29 e seguirá até o dia 8 de dezembro. Serão realizadas 53 missas e a expectativa é de que compareçam cerca de um milhão de fiéis durante o período.
“Nesses dez dias de festa, queremos destacar a importância religiosa. O objetivo é fazer com que os devotos tenham um encontro pessoal com Jesus, que conversem com ele e voltem para casa renovados. Eles devem adorar a Jesus, que nasceu da Virgem Maria. Esta é a importância de Nossa Senhora, porque ela foi um exemplo de adoradora e seguidora de Cristo”, relatou o coordenador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, pároco José Roberto França. “Esse espaço torna-se um lugar de lamentação, onde as pessoas pedem o apoio de Maria para tornarem-se mais fortes”, complementou, lembrando que tema atual será “Ave Maria, Filha de Deus Pai”. Ele pontuou ainda, que a festa também será focada na Campanha da Fraternidade, que apresenta o lema do meio ambiente como tema.
Como em todos os anos, haverá um homenageado da festa. A contemplada foi a
Fundação Perrone – uma instituição beneficente conhecida pelo trabalho que realiza com 100 crianças de 0 a 12 anos e com “habilidades diferentes”, como definiu o próprio idealizador da organização, dom Michele Perrone. “A gente se sente realizado em saber que somos reconhecidos por disseminar o amor. Eu só queria que as pessoas fossem mais conscientes e ajudassem o próximo. Eu, que sou estrangeiro, tenho prazer em fazer isso. Porque os brasileiros também não fazem?”, comentou o italiano Perrone.
A programação, por sua vez, permanece tradicional. No dia 29 de novembro, a festa terá início com a procissão da Bandeira, cujo trajeto sairá do Sítio da Trindade e passará pelas ruas de Casa Amarela, em direção ao Santuário. A partir de então, a cada duas horas, haverá missas no novenário. O adendo é que todas as celebrações noturnas serão presididas por bispos da Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
No dia 8 de dezembro – Dia de Nossa Senhora da Conceição – os fiéis irão concentrar-se, no Parque da Jaqueira, a partir das 15h30, para a procissão de encerramento. às 16h, portanto, haverá a caminhada em direção ao Morro da Conceição, seguida da Missa Solene, cuja celebração ficará à cargo do Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.
Já as atrações culturais serão distintas das que ocorriam nos anos passados. “Esse ano, só teremos músicas de cunho religioso; não teremos bandas profanas”, atestou França. “A gente não vê sentido algum ter músicas de outro caráter que não religioso. Existem muitos grupos daqui da comunidade que perdiam espaço porque outras bandas vinham tocar. Dessa vez e nos próximos eventos será diferente”.
Reportagem: Renatta Gorga
Fonte: Jornal Folha de Pernambuco – 12/11/2011
Programação de shows (a partir das 20hs):
29/11 - Frei Damião & Banda Guerreiros da Fé.
30/11 - Paulo Deérre & Banda Hallel, Cristina Amaral e Américo Júnior.
01/12 - Banda Adoradores e Banda Archangellus.
02/12 - Ministério Maanain e Ministério Sacrum Cor.
03/12 - Padre João Carlos & Banda.
04/12 - Barros & Orquestra Internacional.
05/12 - Movimento Cultural do Morro.
06/12 - Banda Divino Amor e Banda Filhos de Maria.
07/12 - Zé Vicente & Banda.
08/12 - Ministério Obra de Maria (12hs) e Banda Servos (16hs).
Isso é Pernambuco numa só voz!